Você já ouviu falar nos cosméticos orgânicos? Estes são muitas vezes utilizados para os mais diversos tipos de soluções estéticas! Muitos afirmam que os mesmos possuem inúmeros benefícios. A partir de agora, você vai ficar por dentro de tudo sobre o mundo desse tipo de cosméticos e também o mitos e verdades que os circulam. Portanto, não deixe de ler este artigo até o final!
Cosméticos fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas do mundo e não ligados a características como classe social, gênero ou idade. Hoje em dia todo mundo faz uso de algum tipo de cosmético, isto é fato.
Diante das inúmeras possibilidades que as indústrias cosméticas vêm cada vez mais oferecendo, surgem diariamente novas possibilidades, novos tipos e novos métodos desenvolvidos a partir desse tipo de produto. Isso faz com que o ganho com esse tipo de marketing seja gigantesco. E não apenas com o marketing, com os produtos em si também.
No entanto, poucas pessoas sabem de alguns riscos que as mesmas submetem-se ao comprar determinados tipos de produtos sem olhar a composição dos mesmos. Problemas como alergias, queimaduras utópicas, irritação, dentre outros são bastante comuns em relação a produtos de beleza, principalmente.
Se você se preocupa com o risco de exposição a produtos químicos você deveria experimentar os cosméticos orgânicos! Iremos apresentar agora algumas curiosidades e fatos sobre estes produtos que prometem revolucionar a indústria cosmética no Brasil e no mundo.
O que são?
São produtos feitos a partir da matéria prima pura, ou seja, com o menor uso possível de produtos químicos sintéticos. Dando ênfase aos componentes de origem vegetal e animais obtidos de forma natural.
Qual o principal benefício?
O principal benefício é que mesmo com a utilização do produto durante longos prazos, praticamente não há efeitos colaterais, além disso, o risco de alergias e irritações praticamente são inexistentes.
Como saber se são produtos com qualidade garantida?
Os cosméticos orgânicos e naturais são licenciados através de órgãos específicos. Todos possuem um selo IBD e do Ecocert, agências especializadas nesse tipo de produto.
Qual a diferença entre os cosméticos orgânicos e os cosméticos naturais?
Antes de falarmos das diferenças é importante destacar que ambos possuem uma semelhança importantíssima: o baixo teor de produtos químicos em sua composição. Uma das diferenças é que os cosméticos orgânicos não permitem nenhum tipo de agrotóxico em sua produção que deve ser totalmente sustentável, já os cosméticos naturais permitem ainda certo percentual de agrotóxico na obtenção de sua matéria prima.
Os cosméticos orgânicos também possuem normalmente um alto teor de óleos essenciais e dentre os tipos de cosméticos talvez seja o que possui a maior taxa de concentração de óleos essenciais em suas matérias primas.
Quais as principais marcas desses produtos?
No Brasil, já é possível encontrar marcas que atendem a esses requisitos de produtos orgânicos. A Bioart é talvez a mais conhecida dentre as marcas de destaque, mas além dela, a Surya também é bastante conhecida no mercado brasileiro e a Lush também oferece produtos em sua linha.
Como posso obtê-los?
É certo que há um público bastante específico para esse tipo de produto, porém a popularização desses cosméticos está cada vez maior. Alguns produtos como hidratantes, maquiagens, cremes, dentre outros podem ser obtidos diretamente com revendedores representantes das empresas mencionadas anteriormente ou nas capitais e regiões metropolitanas já é possível encontrar lojas especializadas nesse tipo de produto.
Também é possível encontrar sites na internet que oferecem alguns produtos para se comprar online, cabe aí apenas uma pesquisa mais detalhada para saber os sites são de confiança ou não.
Os cosméticos orgânicos apresentam melhor qualidade do que os sintéticos?
Quando falamos de qualidade este conceito deve ser analisado a partir do entendimento individual do consumidor, então, é difícil traçar parâmetros que indiquem qual produto é de melhor qualidade.
Isso significa que vai depender das especialidades que uma procura em seu produto e se este conseguiu dar o retorno esperado ao ser utilizado, só assim é possível avaliar qual oferece mais qualidade em relação ao outro.
De certa forma, é importante saber que pessoas que apresentam alta tendência de problemas relacionados à exposição de produtos químicos com certeza se indica a substituição dos mesmos por cosméticos orgânicos ou naturais!
Fontes:
http://thiagoorganico.com/cosmeticos-organicos/
http://alvabrasil.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-cosmeticos-organico-vegano-e-natural/
Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.