Os cartões de crédito nos proporcionam diversos benefícios, mas é preciso estar atento a possíveis erros que podem transformar essa vantagem em prejuízo. Se empolgar com a oportunidade de crédito financeiro pode nos levar a cometer alguns erros em sua utilização. Conheçam quais são os 7 erros mais comuns na utilização do cartão de crédito.
1 – Pagamento do valor mínimo do cartão
O que realmente precisa ser pago é o valor total consumido no mês, pois além de evitar o pagamento de juros, você pode obter recompensas atraentes fornecidas pelo uso do cartão (milhas, pontos, descontos, seguro e outros benefícios).
A menos que você esteja em uma emergência e muito apertado, pagar o valor mínimo é a pior coisa que pode ser feita porque o saldo total da dívida crescerá mês a mês com uma taxa de juros muito alta. O ideal é sempre pagar o saldo total e não usar a opção de pagamento mínimo regularmente.
2 – Não priorizar o pagamento do cartão
É altamente provável que uma pessoa tenha mais dívidas além da do cartão, mas sem dúvida, esta estará entre as mais caras e é aconselhável que ela seja paga o quanto antes, a fim de evitar juros e parcelas que podem demorar meses para serem quitadas.
3 – Pegar mais cartões do que precisa
Se você viaja regularmente por prazer ou trabalho, ter dois cartões emitidos por marcas diferentes faz sentido: um Visa e um MasterCard, por exemplo. Mas ter cinco cartões porque um dá milhas, outro permite comprar em uma loja de departamentos, a outra um seguro de viagem, etc., simplesmente atrapalha, e a longo prazo, faz com que uma pessoa gaste mais do que precisa e acumule dívidas.
4 – Dispensar a segunda via
É sempre importante ter em mãos a segunda via do cartão para poder se organizar e evitar surpresas quanto ao valor das próximas faturas, pois a falta de organização pode fazer com que você perca o controle de seus gastos e venha a ter dificuldades para pagar suas contas na data de vencimento.
Veja aqui como imprimir a segunda via do Cartão Calcard.
5 – Consumir o limite de crédito total e atrasar faturas
O ideal é que você nunca deva mais do que 30% da linha de crédito do cartão, porque o saldo também vai para o relatório de risco de crédito. Quanto mais você deve, pior a avaliação é recebida (dentro do que é chamado normal, é claro) e isso, por sua vez, pode fazer com que a taxa de juros aumente.
6 – Sacar o dinheiro disponível em crédito
Este é um erro grave e muito comum. Retirar dinheiro com o cartão de crédito só deve ser feito para enfrentar emergências reais. A taxa paga pela disposição do dinheiro é diferente daquela paga pelos consumos que são feitos com o mesmo cartão. É uma taxa até seis vezes maior.
7 – Não conhecer os detalhes do cartão
Os dados para ter sempre em mente são:
Data limite: para emitir o extrato da conta e determinar quanto deve ser pago, o consumo do cartão é contado até um determinado dia do mês. Após esse dia, esse consumo/despesa é contabilizado no mês seguinte. Isso é importante saber, especialmente se você quiser fazer grandes compras;
Data de pagamento: seja pontual no pagamento. Nunca ultrapasse porque isso afeta o relatório de crédito e torna mais caro o que foi comprado, porque vai pagar atrasos e comissões.
Taxa de juros: Você deve saber o quanto as coisas que estão sendo compradas realmente custam. O preço mais a taxa de juros sobre o prazo para terminar o pagamento;
Lembre-se de que alguns cartões cobram uma taxa de associação anual que pode ser evitada com o consumo, mas é preciso saber quando ela expira e quando é renovada.
Agora que já conferiu nossas dicas, está pronto para corrigir seus erros na utilização do cartão de crédito? Então se organize e saia do aperto.
Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.