Muitas mulheres se perguntam como empreender após a maternidade? Se é possível conciliar o cuidado com os filhos em conjunto com uma atividade que lhe proporcione rendimento e liberdade de horário e financeira.
De acordo com o Sebrae o empreendedorismo de mulheres após se tornarem mães vem aumentando intensamente, pois a flexibilidade de horário e adaptação dos ambientes são os requisitos que mais atraem mulheres para o mundo do empreendedorismo.
Mulheres após a maternidade são rejeitadas pelo mercado formal
É muito frequente as mulheres tentarem se adequarem ao mercado formal, enviando currículos e fazendo diversos cursos de atualização e capacitação profissional, porém muitas empresas ainda adotam o formato de horário comercial convencional, o que torna muito difícil que mães conciliem a tripla jornada, mãe, profissional e dona de casa. Uma forma de adequação para esse problema é o trabalho home office ou trabalho em casa, o que seria uma solução muito inteligente para inserção de mulheres no mercado de trabalho formal.
Partindo dessa premissa diversas mulheres vem buscando meios alternativos de complementação salarial ou até mesmo a mudança total de profissão e foco em novas atividades.
O ambiente corporativo se tornou pouco amigável para a volta de mulheres pós o nascimento dos filhos, essa conduta vem sendo o norteador para o movimento de muitas mulheres em busca do empreendedorismo materno.
Comecei empreender e agora?
Os passos iniciais são simples e podem ser feitos sem auxílio de contador, a mulher primeiramente deve definir qual nicho de atuação irá se dedicar, seja no ramo de vendas de produtos físicos ou virtuais ou ser irá prestar algum tipo de serviço.
Para quem desejar trabalhar com vendas de produtos, há diversas formas de iniciar o projeto, abrindo uma loja física, online ou até mesmo divulgando seus produtos em sites de marketplace ou shopping center virtual, onde é possível divulgar por separação de temas, preços e público alvo.
Já para as mamães que pretendem ofertar algum tipo de serviço, como produção de conteúdo para mídias sociais, blogs e sites ou iniciar no atendimento em práticas de terapias complementares, como aromaterapia, dança circular, reiki, constelação familiar, existem cursos livres disponíveis na internet no formato gratuito ou pago. Veja alguns sites que ofertam cursos de formação continuada ou livre, o mais interessante é que são oferecidos no formato EAD ensino a distância, o que viabiliza muito em relação a tempo e economia de custos com locomoção.
Prime cursos: oferecem cursos de fotografia, informática, libras, educação especial, assistente administrativo, cuidador de idosos, maquiagem entre outros.
Eduk: plataforma de cursos como gastronomia, design e fotografia, moda, corte e costura que inclusive ensinam a criar bolsas, roupas de cama, mesa e banho e decoração infantil.
Udemy: plataforma que disponibiliza cursos nas mais diversas áreas como: marketing digital, desenho, adestramento de cães, costura para iniciante, produção de cerveja artesanal, educação financeira e neuroliguística entre outros.
Sebrae: fornece formação complementar e livre para qualificação de empreendedores: aprender a empreender, como agir de maneira empreendedora, iniciando um pequeno grande negócio entre outros.
A gama de cursos e informações disponíveis na internet é imensa, para quem deseja iniciar um negócio ou até mesmo se qualificar e se preparar para as mudanças da quarta revolução industrial (ou revolução da era da informação) é ideal que se abasteça de conhecimento acerca do nicho que irá atuar e também de outros correlatos, como gestão de tempo, organização financeira e produtividade na vida profissional e pessoal.
Mas não sei em qual área devo me dedicar?
Essa é uma dúvida muito recorrente e inquietante, muitas vezes possuímos diversas habilidades em várias funções, o ideal é que você faça algo que sinta prazer e se identifique muito, pois irá ser uma escolha totalmente consciente e que dependera de muito esforço pessoal, agora você estará à frente da sua empresa.
A dica essencial é procure trabalhar com propósito, focar no que realmente tem sentido para você e faz brilhar seus olhos quando toca no assunto, observe por um período uma atividade que você faz costumeiramente sem obrigações, mas que te traz muita satisfação.
É seguindo essa linha de raciocínio que você irá perceber qual é o seu objetivo de vida. Você cozinha maravilhosamente bem? Gosta de escrever? Tem um talento especial que todos lhe parabenizam? Sim é aí que está o seu dom, onde você deve focar, um hobby pode com certeza se tornar a missão de vida e uma fonte de recursos para sua vida.
Abaixo outras ideias que podem lhe trazer um direcionamento e ânimo para já começar a traçar seu empreendimento:
Produção de roupas infantis;
Organização de festas de casamento;
Personal Organizer (profissional de organização);
Produção de lembrancinhas para chá de bebê, maternidade, chá bar etc
Serviço de fotografia para newborn (fotografar recém nascidos);
Aulas particulares de idiomas;
Atendimento como doula;
Venda de marmitas fitness.
Gostou? Vamos iniciar o projeto tão sonhado de vida? Deixe nos comentários abaixo! Eu e outras mamães vamos adorar ouvir seus comentários e dicas.
Esta é uma publicação de uma autora convidada. Saiba os detalhes abaixo.
Sou Marília Tannuri Verni. Mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.
Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.