Uma alternativa diferenciada de passeio para aproveitar os feriados é o ecoturismo, roteiros integrados com a natureza, aproveitando seus potenciais e agradando os turistas que procuram aventura, paz interior e sustentabilidade.
Nessas viagens além das trilhas, subidas à altos, contato com a cultura e história local, banhos em rios e cachoeiras, tem também à oportunidade de prática de esportes radicais que atrai aqueles curiosos com espírito aventureiro.
Com um custeio acessível esse tipo de turismo abre um leque muito grande já que o nosso país é tropical e rico em recursos naturais. Para poder lhe ajudar à ficar por dentro dessas novidades eco turísticas e lhe propor novas opções de viagem, listamos aqui 6 locais com ecoturismo para se visitar seja em feriados ou nas suas férias. Confira as dicas:
1) Brotas, São Paulo
Na cidade de Brotas, em São Paulo, os visitantes vão adorar o roteiro ecológico que tem como atividades físicas as trilhas, cavalgadas, mergulhos em rios com cachoeiras, visitas à cânions e alternativas mais radicais como passeio de bicicleta, rapel, tirolesa, arvorismo e rafting.
Os turistas podem pagar taxas extras para práticas dessas atividades mas vale apena o investimento e hospedagem.
2) Socorro, São Paulo
Na cidade de Socorro (SP) que se localiza nas proximidades da capital São Paulo você vai encontrar um verdadeiro oásis com um circuito de águas que incluem rios, corredeiras, cachoeiras, passeios de jet-ski, bóia-cross, trilhas e rapel.
Sugerimos que visite o Kango Lango Parque de Aventuras, um lugar imperdível para crianças e adultos. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, o parque oferece desde chalés, piscina, playground e bar molhado a quem deseja descansar, a atividades como arvorismo, tirolesa e rafting aos que desejam se aventurar. Na Gruta do Anjo, uma antiga mina de extração de quartzo, desativada desde 1995, o visitante pode se deslumbrar com uma belíssima piscina natural de água translúcida.
3) Delfinópolis, Minas Gerais
Em Minas Gerais você vai poder conhecer a bela Delfinópolis em meio à Serra da Canastra. O solo, o relevo, a vegetação e os caminhos dos rios formam um ecossistema muito lindo ideal para realizar caminhadas e trekking. No Parque Nacional, que fica na região, existe também um serviço de guias que você pode recorrer para obter o melhor da viagem.
4) Ilha do Cardoso, São Paulo
Cercada pela Mata Atlântica, Ilha do Cardoso (SP) permite aos visitantes a experiência única de trilhas e cachoeiras em meio a uma vegetação esbelta até a visita em praias consideradas desertas mas que reservam grandes surpresas que incluem passeios de barco por entre ilhas naturais das quais você poderá dar um mergulho.
5) Ponta da Juatinga, Rio de Janeiro
A terra fluminense reserva grandes belezas para os turistas brasileiros como é o caso de Ponta da Joatinga, cidade com oferta de ecoturismo forte com muitas praias na região, que além de relaxar, despertam a conscientização ambiental. Nessa região se desenvolve um dos trekking mais charmosos do Brasil: a Travessia da Ponta da Juatinga, tendo início na Praia do Pouso da Cajaíba e término na Vila do Oratório.
6) Vale do Codó, Jaguariaíva, Paraná
Uma boa dica para o visitante que estiver na região próxima à Ponta Grossa é visitar o Vale do Codó em Jaguariaíva, no Nordeste do Paraná, próximo à fronteira com o estado de São Paulo. A região apresenta o 8º maior cânion do mundo em extensão, reservando aos turistas lindas paisagens, cachoeiras refrescantes e muito esporte radical. O cânion é composto por paredes de arenito que podem chegar a 80 metros. O relevo acidentado favorece a prática de atividades radicais num percurso de aproximadamente 10 km, incluindo canoagem e rafting. O percurso é ideal para iniciantes e praticantes de nível intermediário.
Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.