Ao navegar pela internet em dispositivos como computadores, notebooks, smartphones e tablets, avalie a possibilidade de usar uma rede virtual privada (VPN), principalmente se estiver acessando redes públicas, como as de aeroportos e shopping center. Isso pode parecer paranoico, mas existem ameaças reais por aí. Nas redes Wi-Fi, indivíduos mal intencionados podem tentar interceptar suas informações.
Sempre que você se conecta à Internet, o seu provedor de acesso à Internet (ISP) tem acesso a tudo o que você envia, e recebe luz verde do Congresso para vender suas informações anônimas também para os anunciantes. Na internet aberta (sem VPN), anunciantes e espiões podem rastrear seus movimentos entre sites e discernir sua localização espiando seu endereço IP.
O fato é que a Internet foi criada para facilitar a troca de informações, não a privacidade do usuário, o anonimato ou a comunicação criptografada. Enquanto o HTTPS ajuda bastante na proteção de suas informações, ele não protege contra espionagem do ISP ou ataques à rede local, como a de um hotel ou uma cafeteria.
Portanto, até que uma Internet nova e mais privada seja criada (provavelmente nunca), usar uma VPN é a maneira mais fácil de garantir que você esteja compartilhando o mínimo de informações possível. Uma VPN brasileira, que tenha um serviço de proxy completamente nacional, vai lhe garantir os melhores preços para comprar online em sites no nosso país.
Comprando online com uma VPN
Além de lhe proteger contra manipulações de preços, uma VPN vai proteger todos os dados do seu cartão de crédito ou as suas informações bancárias. É uma ferramenta muito útil para compras online.
Alguns descontos só aparecem quando a pessoa clica no produto desejado uma primeira vez, após isto, certos sites gravam o seu endereço IP e diminuem o desconto do produto na sua segunda visita, porque sabem que você está interessado naquilo. Para contornar isso, basta ligar a rede privada virtual e mudar a sua localização.
Hoje em dia, até objetos grandes como sofás estão sendo comprados online. Utilizado uma VPN, você aumenta a segurança na compra desses produtos de valor elevado, pois dificulta o rastreamento dos dados.
O que uma VPN faz e o que não faz?
Como em qualquer ferramenta de segurança, é importante entender as limitações de uma VPN. Afinal, você não esperaria que um colete à prova de balas o salvasse de cair de um avião ou que um para-quedas possa impedir uma bala.
Quando você ativa uma VPN, seu tráfego é roteado através de um túnel criptografado para um servidor operado pela empresa VPN. Isso significa que seu ISP e qualquer coisa (ou qualquer pessoa) conectada ao seu roteador não poderá ver seu tráfego na web. No servidor VPN, seu tráfego sai para a Internet pública. A menos que você esteja indo para um site que usa HTTPS, seu tráfego não será mais criptografado.
Como seu tráfego parece vir do servidor da VPN, seu endereço IP real está efetivamente oculto. Isso é importante, porque os endereços IP são distribuídos geograficamente e podem ser usados para encontrar sua localização aproximada. Se alguém tentar descobrir o seu endereço IP, ele verá o endereço IP do servidor VPN.
Isso pode ser útil se você deseja falsificar sua localização. Ao conectar-se a um servidor VPN em Londres, você pode fazer parecer que estava acessando a Internet do Reino Unido.
O que uma VPN não fará é anonimizar completamente a sua navegação. Para fazer isso, você desejará usar serviço um como o Tor. Este excelente serviço de anonimato é acessado com maior facilidade através de uma versão especial do navegador Firefox.
Em vez de apenas canalizar seus dados por meio de um único intermediário (como um servidor VPN), o Tor retorna seus dados por vários computadores voluntários diferentes. Isso torna muito mais difícil o rastreamento das suas atividades na internet.
Dica para o público da espanha: Puede encontrar más información sobre VPN en español en es.vpnpro.com.
Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.